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Importância da medição de ruído no ambiente de trabalho

medição de ruidos

Especialmente dentro das indústrias, mas também em outros setores como a construção civil, a medição de ruído faz parte das técnicas de higiene ocupacional que devem ser aplicadas pelas empresas, conforme estabelecem as normas de segurança do trabalho.

Desse modo, a avaliação constante dos níveis sonoros previne que os trabalhadores expostos a ruídos constantes tenham sua audição prejudicada. Em contrapartida, caso seja detectado um nível de ruído acima do limite de tolerância, é necessário que a empresa faça os ajustes necessários, adotando o uso de EPIs, principalmente. 

Nos casos onde não forem seguidas as regras estabelecidas na legislação trabalhista, o empregador poderá sofrer sanções, como pagamento de multas e outras penalidades.

Afinal, para manter um ambiente laboral salubre, é preciso evitar que os trabalhadores fiquem expostos a agentes físicos de todo tipo, levando ao surgimento de doenças ocupacionais ou até de acidentes.

Portanto, manter a segurança no ambiente de trabalho se torna um benefício não somente para quem trabalha, mas também para quem emprega.

Nesse sentido, realizar periodicamente a medição de ruído é de extrema importância, uma vez que máquinas e equipamentos em funcionamento quase que contínuo tendem a produzir ruídos em excesso. E por consequência, provocar graves prejuízos à saúde dos colaboradores, mesmo a curto prazo. 

Como fazer a medição de ruído no ambiente laboral?

A preocupação com a medição de ruído dentro da empresa serve para que sejam elaboradas medidas preventivas e corretivas para melhorar os níveis de poluição sonora no ambiente de trabalho. Assim, é possível adequar a execução de tarefas com uso de equipamentos ruidosos de forma que não comprometa a saúde do trabalhador.

Contudo, algumas etapas devem ser cumpridas para a avaliação e medição de ruído. São elas:

Laudo de ruído

A medição deve começar pelo laudo de ruído, que visa analisar os níveis de exposição sonora no ambiente laboral. Em geral, esse documento apresenta a medição em decibéis (dB). 

Portanto, podemos dizer que o laudo de ruído integra um conjunto de normas que compõem o Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA), e deve ser feito anualmente.

Medição do ruído com dosímetro

Ao realizar a medição de ruído com a ajuda do dosímetro, é possível identificar o nível de exposição aos sons dentro do ambiente de trabalho. O dosímetro pode ser descrito como um pequeno microfone, capaz de medir in loco o nível de ruído no ambiente. Assim, a medição informa o grau de vulnerabilidade dos trabalhadores durante o tempo em que ficam expostos.

Parâmetros da NR-17

De acordo com a Norma Regulamentadora NR-17, são estabelecidos alguns parâmetros de adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores. Isso é importante para proporcionar o máximo de conforto e segurança, resultando num desempenho mais eficiente das atividades. 

Desse modo, nos locais de trabalho onde são realizadas atividades que exijam atenção constante, como por exemplo as salas de controle, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, laboratórios e escritórios, as recomendações da NR-17 devem ser seguidas. 

Contudo, a norma recomenda que seja garantido o conforto acústico de acordo com os limites de nível sonoro para ambientes internos estabelecidos pela NBR 10152 do INMETRO.

Para isso, é necessário observar o nível de ruído aceitável de até 65 dB(A), em que a curva de avaliação de ruído (NC) não seja superior a 60 dB.

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